Guarda Municipal divulga relatório de ações em 2014

por - 10/03/2015 08:17 - Atualizado em 19/04/2015 23:14

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) divulgou um relatório do Núcleo de Análise Estatística do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública com os dados das ocorrências atendidas pela Guarda Municipal de Natal durante o ano de 2014. O documento mostra que a GMN recebeu via telefone (190), um total de 9.132 chamadas de emergência, o que configura uma média diária de 25 solicitações.

Quando comparado às informações de 2014 com as de 2013 é possível constatar um crescimento de 77% na quantidade de ocorrências atendidas pelos guardas municipais. Os dados apontam que a atuação da GMN cresceu em todas as regiões administrativas da capital. Na zona Oeste os atendimentos subiram 96%, seguido pela zona Norte 88,4%, zona Sul 76,4% e zona Leste 57,8%.

Na região Norte os bairros de Potengi, Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul foram os que mais solicitaram a intervenção da GMN. Na zona Sul foram as localidades de Lagoa Nova, Pitimbu e Ponta Negra. Na região Oeste os três primeiros foram Felipe Camarão, Planalto e Cidade da Esperança.

Na zona Leste o destaque de pedidos ficou para os bairros de Cidade Alta, Alecrim e Areia Preta. O relatório ainda confere o atendimento de ocorrências por subtipos, mostrando que no caso de roubo a GMN atendeu mais situações relacionadas a pessoa e a estabelecimentos municipais. Já no tocante a conceder assistência os guardas atuaram mais em escolas e em unidades de saúde. Já no apoio a órgão público os mais atendidos foram o municipal e o estadual.

De acordo com o então secretário da Semdes, Paulo César Ferreira da Costa, os números do relatório apresentam uma GMN mais atuante e mais próxima das necessidades de segurança da população. Ele conta que o trabalho que foi realizado no último ano na instituição fortaleceu e garantiu maior eficiência ao serviço realizado pela corporação. “A instituição está de parabéns e a população de Natal pode confiar no trabalho sério que a Guarda Municipal vem realizando. Acredito que a atuação só tem a ser ampliada ainda mais”, afirmou.

O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, também comemorou os números e parabenizou a tropa. “Sabemos do potencial da GMN e temos certeza que podemos contribuir cada vez mais com a segurança do cidadão natalense”, finalizou.