Polícia Militar comemora Dia da Bandeira

por - 20/11/2017 08:20

Na manhã deste domingo (19), a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte promoveu a solenidade alusiva ao Dia da Bandeira.

Comemorada desde a Proclamação da República, em 1889, todas as unidades militares do Brasil realizam, às 12 horas (horário de Brasília), no dia 19 de novembro, uma solenidade para a substituição da Bandeira Nacional, remontando a história quando houve a permuta da bandeira imperial por uma bandeira republicana, o que representou as mudanças passadas pelo país naquele momento.

Durante a cerimônia, conforme tradição, a Polícia Militar providenciou a incineração das bandeiras entregues por instituições públicas e privadas, tendo sido efetuada pela Praça mais antiga do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, que este ano foi o 2º Sargento PM Baltazar Candeias da Silva.

A bandeira, pavilhão nacional, foi hasteada pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel PM Osmar José Maciel de Oliveira, ao toque do Hino Nacional Brasileiro.

A tropa cantou o Hino à Bandeira, letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga. E encerrado a cerimônia, desfilou em continência a Bandeira Nacional.

Dia da Bandeira

Dia da Bandeira aplica-se a duas situações. Numa ocasião é o dia em que uma região, normalmente uma nação, escolhe para hastear a sua bandeira, noutra é o dia dedicado à celebração de uma data histórica que tenha a ver com a bandeira (ex: criação ou adopção da bandeira).

Os Dias da Bandeira são regulados pelas instituições governamentais dos países em que vigorarem, podendo um decreto emitido pelo chefe de estado determinar um Dia da Bandeira. As definições de onde e como a bandeira deve ser hasteada também podem ser estabelecidas por Decreto-Lei.

Dia da Bandeira no Brasil

No Brasil, a comemoração ocorre todos os anos no dia 19 de novembro, pois essa foi a data de instituição da bandeira nacional republicana, no ano de 1889. Nessa data ocorrem comemorações cívicas, normalmente acompanhadas do canto do Hino à Bandeira. A bandeira foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889. Esse decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do governo provisório.

Ao meio-dia (12h00) do Dia da Bandeira (19 de novembro), as bandeiras inservíveis (rasgadas, descoloridas, etc.) devem ser incineradas em Cerimonial Peculiar.

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS