Polícia Militar realiza solenidade alusiva ao Dia de Tiradentes

por - 26/04/2018 17:21

Na manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte promoveu uma solenidade alusiva ao Dia de Tiradentes no Quartel do Comando Geral da PMRN.

O Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi constituído o patrono das Polícias Civis e Militares através do Decreto-Lei n° 9.208/1946 em reconhecimento à sua atuação patriótica na Segurança Pública, quer na esfera militar e civil. O Decreto-Lei instituidor do Dia das Polícias Civis e Militares, a ser comemorado a cada dia 21 de abril, relembra que a “ação do indômito protomártir da Independência, como o soldado da Lei e da Ordem, deve constituir um paradigma para os que hoje exercem funções de defesa da segurança pública, como sejam as polícias civis e militares, às quais incumbe a manutenção da ordem e resguardo das instituições”.

Em virtude da importância histórica para a corporação militar estadual, no ano de 1971, a Polícia Militar instituiu a Medalha Tiradentes, destinada a premiar os policiais militares do Estado que tenham obtido o 1º lugar em cursos de natureza policial militar realizados no interesse específico do serviço, dentro ou fora da corporação.

A solenidade, assim, visou homenagear nove policiais militares que se destacaram e obtiveram a primeira colocação em cursos castrenses, sendo um exemplo na Instituição Militar. Durante a cerimônia, ainda foram entregues 34 diplomas a policiais militares que se destacaram entre os meses de janeiro e março no desempenho de suas atribuições nas suas respectivas unidades militares.

Assim como em nosso Patrono Tiradentes, pulsa no coração de cada um de nós o espírito combativo de quem dedica sua existência ao bem comum e à incessante busca pela paz social”, disse o Tenente Coronel PM Eduardo Franco na Ordem do Dia. “Reafirmamos nossa vontade na gratidão silenciosa do cidadão que salvamos ou protegemos, muitas com o risco de nossas próprias vidas”, completou o oficial superior.

Durante o seu pronunciamento o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Osmar José Maciel de Oliveira, destacou a importância da Polícia Militar para a sociedade potiguar. “Temos a preocupação de servir e proteger a sociedade. Essa é nossa vida profissional: polícia ostensiva e preservação da ordem pública”, disse o Comandante. “Não poderíamos deixar de prestar essa homenagem ao Alferes Tiradentes e aos nossos agraciados, pois o reconhecimento deve ser constante”, concluiu.

Estiveram presentes prestigiando a solenidade a Secretária de Segurança Pública e da Defesa Social, Sheila Freitas, o Presidente em exercício do Tribunal de Justiça, Desembargador Gilson Barbosa, e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel PM Luiz Monteiro da Silva Júnior, além do Subcomandante da Polícia Militar, Coronel PM Lenildo Melo de Sena.

COMENTÁRIOS