Sesed apresenta o Ronda Integrada em evento nacional

por - 14/06/2018 09:41

O Rio Grande do Norte foi um dos poucos estados convidados a apresentar um projeto durante o Seminário Nacional de Segurança Pública, que ocorre na Academia Nacional de Polícia, em Brasília/DF, nessa quarta (13) e quinta-feira (14).

O projeto apresentado foi o Ronda Integrada e teve a apresentação feita pelo tenente coronel Raimundo Florêncio e o capitão Rodrigo Couceiro. Com atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil, Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Ronda atua nas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs). Atualmente, a operação funciona em Natal (AISPs 01, 09, 05 e 11), São Gonçalo do Amarante (AISP 20) e Mossoró (AISPs 18 e 19).

“O seminário foi uma excelente oportunidade para mostrar o trabalho que tem sido realizado no estado. O trabalho integrado é uma conduta que traz resultados efetivos”, destacou a secretária Sheila Freitas.

Dentro desses locais, as viaturas empregadas na operação atuam nas chamadas ‘zonas quentes’, que apresentam índices maiores de crimes. Essas regiões são definidas através das análises dos dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (COINE) da Sesed.

Os resultados da ação da Ronda têm sido comprovados em números. Em Natal, por exemplo, entre os meses de abril e maio, as AISPs 01, 05 e 09 apresentaram, respectivamente, redução de 28,6%, 32% e 38,5% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (roubos e furtos qualificados).

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS