Guarda Municipal vai garantir segurança em 28 locais de votação da capital

por - 26/09/2018 13:11

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vai atuar, por meio da Guarda Municipal do Natal (GMN), na segurança dos eleitores e dos locais de votação na véspera (06) e no dia da eleição (07), quando serão escolhidos os candidatos a Presidência da República, Governo do Estado, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

O Plano de Operações da GMN foi apresentado pelo subcomandante de Segurança da corporação, Isaac Nicácio, durante uma reunião ocorrida na tarde dessa terça-feira (25), no Centro de Comando e Controle Regional do RN. Na ocasião, se fizeram presentes o presidente do TRE, desembargador Gláuber Rêgo, a titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Sheila Freitas, o comandante da Polícia Militar, coronel Osmar de Oliveira, além de representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e demais instituições que vão garantir a segurança do pleito.

Durante a apresentação do Plano de Operações da GMN, foi mostrado que a corporação vai atuar com guardas municipais patrulhando as quatro Zonas Eleitorais da capital. A GMN vai garantir a segurança de 28 unidades de votação que vão funcionar em prédios municipais, compreendendo escolas e centros municipais de educação infantil. O objetivo dos guardas municipais é o de zelar pela segurança dos eleitores, prevenir e reprimir crimes eleitorais nos pontos de votação e áreas adjacentes.

O secretário da Semdes, Paulo Victor Barra, lembrou que essa é a primeira vez que a Guarda Municipal participa diretamente do esquema de segurança das eleições, sendo essa uma iniciativa pioneira da Prefeitura do Natal, no sentido de contribuir com a tranquilidade do pleito e de integrar cada vez mais a atuação da corporação aos anseios da população. “A Guarda vai trabalhar integrada as demais forças de segurança pública. Haverá guardas realizando patrulhamento em viaturas e também em pontos fixos nos locais de votação. A ideia é garantir a normalidade da eleição”, comentou.

De acordo com o subcomandante de Segurança, Isaac Nicácio, o plano é utilizar um efetivo de 120 guardas municipais distribuídos nas quatro Zonas Eleitorais de Natal. Será utilizado o efetivo de agentes do serviço regular do dia, além de guardas de folga, que receberão diária operacional para atuar na véspera e no dia da eleição. “Estaremos atentos na missão de oferecer à sociedade segurança e tranquilidade durante a realização das eleições deste ano e para isso o efetivo está apto para inibir ações que atentem contra a ordem pública e o patrimônio municipal”, assegurou.

O patrulhamento da GMN vai iniciar às 12h do dia 06 de outubro e finalizado às 18h do dia 07. Os guardas municipais utilizados na segurança das eleições serão os lotados na Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Grupamento de Ação Ambiental (Gaam) e no Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa).

COMENTÁRIOS