Guarda Municipal terá ônibus de videomonitoramento para o carnaval em Natal

por - 26/02/2019 09:48

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) preparou um plano de ação para contribuir com a segurança do Carnaval promovido pela Prefeitura da capital. Guardas municipais utilizando viaturas e motocicletas vão patrulhar regulamente os seis pontos de folia compreendidos pelos polos Petrópolis, Ponta Negra, Redinha, Centro Histórico, Cruzeiro e Polo Zona Oeste/Nazaré Folia.

Este ano o folião que vem para o Carnaval da capital conta novamente com a unidade móvel de videomonitoramento da GMN que ficará instalada no Polo Petrópolis. O micro-ônibus equipado com sistema de câmeras e monitores de vídeo vai ser infiltrado no local onde acontecem os shows carnavalescos, possibilitando a captação de imagens, a vigilância de qualquer ato de criminalidade na área e o acionamento rápido das guarnições da GMN que se encontram em patrulhamento.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, lembrou que todo o sistema de câmeras da unidade móvel é operado por guardas municipais que têm comunicação direta com as equipes de agentes que circulam patrulhando entre os foliões. “Dessa forma vamos conseguir ter mais eficiência nos deslocamentos dos guardas para atender ocorrências, diminuindo o tempo de resposta”, informou.

Durante os dias de festejo o efetivo do serviço ordinário, como também guardas municipais de serviço extra, atuarão na segurança da folia. Mesmo os agentes lotados em unidades fixas fora do âmbito do local onde acontece os shows vão se manter alertas para qualquer eventualidade. O Comando da GMN vai utilizar guardas municipais dos grupamentos operacionais da instituição, como os da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ação Ambiental (Gaam), Ação Patrimonial (Gapa) e da Ronda Saúde (RondaS). Esse último vai patrulhar as maiores e mais movimentadas unidades de saúde do município, a exemplo do Hospital Municipal de Natal e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

As áreas monitoradas pelo sistema de câmeras de segurança do município, gerenciado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Semdes e pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), se manterá com agentes atentos as imagens captadas nas áreas onde acontece a folia e nos locais de circulação de pessoas e veículos nas proximidades dos eventos.

O plano de segurança elaborado pelo Comando da GMN, vai dar prioridade ainda à proteção dos direitos da criança e do adolescente, combatendo ações de exploração sexual juntamente com técnicos da Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (Semtas), como também apoiando as operações de fiscalização realizadas pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Qualquer ocorrência visualizada pela população pode ser informada diretamente ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pelo número 190, que as guarnições operacionais da Guarda Municipal ou da Polícia Militar serão informadas e encaminhadas para atender à solicitação.

A expectativa projetada pela Prefeitura é de que este ano a participação popular no evento venha a crescer superando os números do carnaval 2018 e proporcionando maior geração de emprego e renda na capital.

COMENTÁRIOS