Ronda Saúde da Guarda Municipal amplia patrulhamento do Natal

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) divulgou por meio da coordenação da Ronda Saúde da Guarda Municipal do Natal (RondaS/GMN) o relatório com dados estatísticos apontando as ações de segurança preventiva realizadas durante o ano de 2018 nas 98 unidades de saúde municipais distribuídas nos cinco distritos sanitários da capital. O documento mostra a ampliação do patrulhamento em 29,65% em comparação ao ano de 2017, chegando a alcançar a marca de 18.758 visitas de patrulha contra as 14.468 efetivadas no ano anterior.

A presença ostensiva dos guardas municipais nas unidades de saúde vem contribuindo na segurança de pacientes, servidores e população residente nas adjacências dos prédios de atendimento médico do município. O relatório anual de 2018 comprova essa ação com o número de atendimento de ocorrências registradas pelas viaturas que patrulham 24h esses setores. No decorrer do ano, foram 1.145 chamados diretos de intervenção dos guardas municipais para solucionar questões relacionadas a algum tipo de distúrbio, sendo que 62% desse total ocorreu diretamente no âmbito dos postos médicos de atendimento ao público.

O relatório afirma que as medidas preventivas inseridas pela Prefeitura por meio do RondaS da GMN contribuem efetivamente para a redução de arrombamentos, roubos, furtos e outros crimes de maior gravidade. A comprovação está nos registros de 27 pessoas conduzidas a delegacia, 18 presos em flagrante delito, oito foragidos do sistema prisional recapturados e quatro armas de fogo apreendidas. A ação ostensiva do RondaS ainda atuou no combate ao roubo de carros recuperando 30 veículos com registro desse tipo de delito.

No ranking de ocorrências atendidas diretamente nas unidades de saúde municipais, o Distrito Norte II foi o de maior registro de solicitações, respondendo por 27,32% dos chamados, seguido pelo  Distrito Oeste, 23,66%, Distrito Norte I, 19,43%, Distrito Leste, 15,63%, e o Distrito Sul, 13,95%. “A presença física do guarda municipal traz maior sensação de segurança para a população em geral, prevenindo e coibindo crimes. Outra relevância do RondaS é que ampliamos o número de viaturas circulando nas ruas utilizando guardas municipais que estariam de folga, o que também aumenta o efetivo de agentes no patrulhamento e isso contribui para a segurança como um todo”, comentou o comandante da GMN, Alberfran Grilo.

A operacionalização do serviço do RondaS/GMN segue um roteiro de patrulhamento previamente registrado por meio de um cartão-programa, que orienta os guardas municipais a visitarem diariamente todas as unidades de saúde, efetivando patrulhamento e captando as assinaturas dos diretores ou responsáveis pela gestão dos postos de atendimento médico de Natal. Esses gestores também dispõem do número de celular das viaturas que patrulham a sua área de localização, podendo o mesmo acionar a qualquer hora os guardas municipais.

A medida é responsável por manter em plantão 24h nos 365 dias do ano, cinco viaturas operacionais e 25 guardas municipais em patrulhamento contínuo nos postos de saúde, unidades de pronto atendimento (UPAs), maternidades e hospital que estão sob a gestão do município. O RondaS da GMN começou a funcionar em novembro de 2016 e hoje é responsável por alcançar resultados positivos na área de prevenção e combate a violência.


Os guardas municipais patrulham utilizando um sistema integrado de comunicação via rádio de dois tipos: um fixo instalado nas viaturas e o móvel, conhecidos por Hts. O sistema está ligado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde faz parte a GMN, as polícias Militar e Civil, como também outras forças de segurança e de defesa social. “Hoje a rede pública de saúde municipal tem mais segurança, graças a essa iniciativa da Prefeitura, que uniu a Semdes e a SMS num convênio que prioriza e assegura a tranquilidade nas unidades de saúde”, concluiu o comandante Alberfran Grilo.