Prefeitura de Natal intensifica patrulhamento preventivo da Guarda Municipal nas escolas

O trabalho de segurança preventiva realizado pela Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) vem contribuindo para a tranquilidade e o bom funcionamento das escolas públicas municipais no tocante a segurança de alunos, professores e toda comunidade escolar. Ações preventivas estão sendo realizadas 24h e intensificadas diariamente nos arredores das unidades pedagógicas espalhadas nas quatro regiões administrativas da capital.

As equipes de patrulhamento ostensivo da Rope estão priorizando as localidades onde há maior incidências de delitos nas proximidades das escolas. Nesse sentido, são realizadas rondas nas paradas de ônibus, quadras esportivas, praças e na circunferência das escolas municipais. As principais medidas empregadas pelos guardas municipais é a abordagem a suspeito com intuito de apreender drogas e armas de fogo, essa última comumente utilizada para intimidar vítimas de assaltos.

Atualmente, são 146 escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CMEIs) patrulhados diariamente pela Guarda Municipal. Toda ação consiste em dificultar e inibir que alunos, professores, servidores e familiares dos estudantes venham a ser vítimas de violência na entrada, na saída ou dentro das escolas, como também combater o tráfico e o consumo de entorpecentes em áreas situadas nas adjacências das unidades escolares.

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, lembrou que o patrulhamento do Rope age com comunicação integrada aos gestores escolaes, que possuem contato direto com as viaturas de área, possibilitando maior agilidade no atendimento de qualquer tipo de ocorrências. “Qualquer anormalidade a gestão escolar fala direto com os guardas municipais. A prefeitura prioriza a segurança e a tranquilidade nas escolas do município, para isso criou um grupamento específico para atender as necessidades da comunidade escolar e garantir o bom andamento das atividades pedagógicas”, comentou.

O Rope cumpre sua missão atuando em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, ressaltou a importância da integração da corporação com a comunidade escolar como uma maneira de quebrar qualquer possibilidade de distância entre o cidadão e o operador de segurança pública.  “A sociedade precisa assimilar que o operador de segurança pública é um amigo e protetor, e esse trabalho da Guarda Municipal junto as escolas, além de levar segurança, vem aproximando crianças e adolescentes do policial”, concluiu.