GMN é representada em Seminário Nacional das Guardas Municipais em Brasília

O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Alberfran Grilo, está participando do Seminário Nacional das Guardas Municipais que acontece no período de 11 a 13 deste mês na Capital Federal. O evento apoiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça (MJ) reúne gestores das guardas municipais de todos o país e representantes de vários setores do Senasp que atuam com projetos relacionados as instituições de segurança municipais.

De acordo com o comandante Alberfran, o seminário abre espaço para discutir pautas de interesse comum, tais como capacitação, reformulação de matriz curricular nacional de formação, captação de recursos, o papel dos municípios no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e propostas de alterações legislativas pertinentes, entre outros temas. Além de servir para construir um levantamento atualizado do quantitativo de Guardas Municipais existentes no país. “É um momento para trocar experiências e unir forças para capacitar, estruturar e ampliar a ação das guardas municipais no sentido de fortalecer a segurança pública nos municípios e consequentemente no país”, comentou.

Já no primeiro dia foram discutidos temas de relevância como a capacitação dos guardas municipais em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs); O SUSP e o papel dos municípios na Segurança Pública; e um Estudo Profissiográfico e Mapeamento das Competências das Guardas Municipais. O Seminário segue abordando os temas: Aquisição de armamentos letais e outros produtos controlados; Sincov: Orientações técnicas para elaboração de projetos e propostas de emendas parlamentares de segurança pública; Padronização de convênios para armamento das Guardas Municipais; Polícia de Proximidade das Guardas Municipais – Patrulha Maria da Penha; entre outros.

O secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theóphilo, está participando ativamente das discussões. Ao final do evento será elaborado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) coletivo que será assinado por todos os representantes das guardas municipais presentes no Seminário e avalizado pelo titular do Senasp. “A intenção do acordo de cooperação é realizar, de maneira inédita, um diagnóstico que mostre quantitativamente e qualitativamente a segurança pública municipal e as guardas municipais do Brasil”, concluiu o comandante Alberfran.