Guarda Municipal encerra instruções de 2019 com treinamento prático com arma de fogo

O complemento do Estágio de Qualificação Profissional (EQP) direcionado a mais 35 guardas municipais da capital foi concluído com as instruções de tiro prático com arma de fogo realizado na manhã desta sexta-feira (27), no estande do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope/PM).

A medida empregada pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) tem os objetivos de cumprir o convênio firmado com o Departamento de Polícia Federal do RN, aperfeiçoar o efetivo no manuseio e uso de arma de fogo, como também reforçar a qualificação dos agentes no serviço de segurança pública voltado ao patrulhamento de ruas com utilização de viaturas.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, informou que a qualificação é importante para a corporação, pois traz as condições necessárias para que o serviço de segurança pública realizado pela instituição atenda as necessidades do cidadão. “O curso é necessário para manter a corporação apta a desenvolver seu serviço com eficiência, já que o trabalho de segurança pública requer do operador cada vez mais qualificação para cumprimento da sua missão”, disse.

Nesse complemento do Estágio de Qualificação Profissional (EQP) os 35 guardas municipais participantes passaram ainda por instruções nas disciplinas de “Legislação”, “Técnicas e Procedimentos Operacionais”, “Armamento, Munição e Tiro”, e “Prática de Tiro com Arma de Fogo”.

O Subcomandante de Instrução da GMN, Isaque Nicácio, informou está é a última turma de guardas municipais formadas neste ano no Estágio de Qualificação Profissional. “Essa parte da qualificação com manuseio e uso de arma de fogo é uma da mais importantes, pois atende o treinamento de controle de cano e tiro para que o guarda esteja sempre apto a utilizar o equipamento letal”, informou.

O agente da Guarda Municipal do Natal realiza anualmente curso de aperfeiçoamento e a cada dois anos o efetivo é submetido a exame psicológico. A iniciativa é responsável por manter o quadro de agentes de segurança pública da GMN capacitado e apto para atuar nas várias situações que cabem a intervenção dos guardas municipais.