Corpo de Bombeiros do RN divulga resultados da Operação Carnaval 2020

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) divulgou nesta quinta-feira (27) o resultado da ‘Operação Carnaval’ realizado de 21 a 25 de fevereiro. No período, o CBMRN atuou diariamente com 185 militares distribuídos no litoral potiguar e nos polos carnavalescos.

O 1º e o 2º GB (Grupamento de Bombeiros Militar), que atuam na Grande Natal, Mossoró e Caicó, prestaram 229 atendimentos ao público nos principais polos carnavalescos do Estado. Já o Serviço de Atividades Técnicas (SAT) fiscalizou em torno de 80 estruturas de eventos e trios elétricos em mais de 40 municípios.

De acordo com o coronel Monteiro Júnior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o trabalho de prevenção feito pela corporação foi primordial para um carnaval seguro. “Não registramos nenhuma ocorrência grave nos polos e nas praias que os bombeiros atuaram. O resultado obtido mostrou a eficiência dos trabalhos de prevenção realizados pela corporação durante todo o período carnavalesco”, disse.

Em Natal, pela primeira vez, os principais polos festivos contaram com Postos de Atendimentos, contendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas, ambulâncias e materiais para procedimentos de baixa e média complexidade. Elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Funcarte, Corpo de Bombeiros Militar e Empresa Cidade do Sol – Emergência24 horas (contratada pela Prefeitura Municipal de Natal), o plano integrou os diversos órgãos públicos numa ação inovadora.

No total foram prestados 181 atendimentos na capital potiguar, sendo 61 em Ponta Negra, 37 no Largo do Buiú (Redinha), 27 em Petrópolis, 14 na Ribeira, 14 no Nazaré, 10 nas Rocas, 10 no largo do Cruzeiro, 06 no Praia Shopping e 02 no Centro Histórico (Beco da Lama). Os casos envolveram ingestão de bebidas alcoólicas, quedas de pressão, pequenos cortes e fratura.

Na segunda-feira (24) de Carnaval, por exemplo, o Corpo de Bombeiros registrou 52 atendimentos (28%), sendo considerado o dia com maior número de ocorrências pelas equipes de socorro.

Litoral Potiguar

Diariamente, 40 mergulhadores e guarda-vidas, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), atuaram em postos distribuídos nas praias das Emanuelas (Tibau), São Miguel do Gostoso, Redinha, Praia do Forte, Praia do Meio, Praia dos Artistas, Praia de Areia Preta, Ponta Negra, Búzios, Camurupim, Praia da Pipa (Tibau do Sul) e na Praia do Amor (Tibau do Sul). Ao todo, foram 2.023 orientações, 839 advertências e 7 ocorrências (salvamentos aquáticos).

“Durante toda a operação verão e no carnaval fizemos as orientações com as entregas de panfletos educativos, juntamente com advertências para os banhistas. Tudo isso para fomentar a prevenção e evitar óbitos por afogamento. Foram mais de duas mil orientações e sete salvamentos aquáticos. Sete famílias deixaram de chorar a morte de entes queridos”, finalizou o comandante-geral do CBMRN, coronel Monteiro.