Prefeitura de Parnamirim define detalhes da Operação Verão com foco na segurança

O prefeito Rosano Taveira e o Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SESDEM), Marcondes Pinheiro, se reuniram nesta quarta-feira (9) com representantes de secretarias municipais, do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar para tratar da Operação Verão, já iniciada na região litorânea do município.

O objetivo é garantir a segurança, a fluidez no trânsito e o bem estar de moradores, veranistas e turistas que frequentam as praias de Parnamirim neste período de intenso fluxo de pessoas e veículos. Na ocasião, foram esclarecidas todas as ações realizadas na Operação Verão.

A Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana está com uma equipe de aproximadamente 15 agentes de trânsito orientando e fiscalizando os condutores de veículos no local todos os dias.

Entre as mudanças com o objetivo de desobstruir o trânsito estão o desvio ao lado do Cajueiro para quem vai seguir em direção a outras praias como Búzios e nos dias de shows será criada uma terceira faixa na via que percorre no sentido Cotovelo à Pirangi.

Além disso, já foi firmada uma parceria com as Polícias Civil e Militar, que estão com um trabalho diário no local e contam com cerca de 85 policiais atuando neste período. A Prefeitura também disponibilizou o prédio da Coordenação Regional  do Litoral para a Polícia Civil durante todo veraneio.

A Secretaria de Serviços Urbanos (SEMSUR) instensificou a iluminação com lâmpadas de LED na praça São Sebastião e nas principais Avenidas de Pirangi, São Sebastião e Márcio Marinho. Além disso, um mutirão foi realizado em todo litoral para garantir a iluminação adequada nas praias de Pium, Cotovelo e Pirangi do Norte. A iniciativa contribui com a segurança na região.

No caso da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMUR), foram disponibilizadas equipes de fiscalização para combater problemas como poluição sonora, poluição visual e desobstrução de calçadas. A Secretaria também estará com uma equipe de plantão para reclamações de poluição sonora, que atenderá diariamente através do número (84) 98839-3214 nos seguintes horários: Segunda a quinta-feira das 8h à 24h e nas sextas, sábados e domingos até as 2h da madrugada.

A Secretaria de Saúde vai reforçar nos fins de semana os atendimentos na Unidade Mista de Saúde Márcio Marinho, em Pirangi do Norte, terá uma ambulância diariamente e vai fiscalizar e orientar os banhistas sobre a presença de animais nas orlas, que podem provocar doenças e outros incômodos.

A coleta de lixo  também será ampliada neste verão, a Secretaria de Limpeza Urbana (SELIM) está realizando a coleta diariamente entre 6h e 12h. Antes ocorria em dias alternados. A limpeza à beira-mar e o recolhimento de  podas, metralhas e entulhos também está sendo diário.

A Secretaria de Esportes e Lazer iniciou as atividades do Verão de Parnamirim 2019, que está acontecendo todos os fins de semana com atividades de esporte, lazer, saúde e bem-estar para pessoas de todas as idades. A programação será divulgada semanalmente no site e redes sociais da Prefeitura.