A Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap), em reunião na manhã desta terça-feira, dia 22, com a Defesa Civil e Idema, colocou à disposição voluntários do regime semiaberto do Sistema Prisional para ajudar no mutirão de limpeza de mancha de óleo bruto que atinge algumas praias do RN.
O trabalho será coordenado pela Defesa Civil com apoio da Seap. “Os internos voluntariados receberão treinamento prévio para manuseio do material e equipamento de proteção individual do mesmo jeito que o voluntariado civil”, explicou o secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio.
Segundo o secretário Pedro Florêncio, o trabalho voluntariado dos internos atinge o fim social do apenado em se reinserir à sociedade e contará para a remição da pena como determina a Lei de Execuções Penais. “Estamos aguardando o treinamento e a definição da área de atuação”, falou.
Participaram da reunião desta terça, no Gabinete de Gestão Integrada (GGI), representantes do Idema, Ibama, Capitania dos Portos, Polícia Militar, Ministério Público Federal, Ibama, UFRN, UERN, além de ONGs ligadas ao meio ambiente. O óleo é uma substância tóxica, portanto a coleta deve seguir a orientação da Defesa Civil, sendo imprescindível o uso de equipamentos específicos de proteção que serão disponibilizados. Não deve, em hipótese alguma, ser manuseado sem a técnica adequada.