PM e sociedade falam da atual “sensação de segurança” do RN

Foto: José Aldenir

Muito se fala em segurança pública, em como resolver em curta, médio e longo prazo no Estado do Rio Grande do Norte. A sociedade, estudiosos e autoridades refletem constantemente sobre o assunto que tem sido a maior preocupação do potiguar.

 Tenente Coronel da Polícia Militar Fernandes
Tenente Coronel da Polícia Militar Fernandes

O 190rn entrevistou populares e o Tenente Coronel da Polícia Militar Fernandes, que falou sobre a atual situação do estado. “De fato existe um déficit enorme em nossa corporação, seja policia militar ou civil, mas o que vemos é que o gargalo, podemos dizer assim, seja parte do sistema prisional. Vemos constantemente pessoas sendo presas e ao cumprir apenas 1/6 da pena são liberadas novamente as ruas da cidade para, quase sempre, voltar a cometer crimes aterrorizando a sociedade que se sente refém dessa violência”, disse.

Ainda segundo ele os atuais policiais que estão na ativa estão fazendo um esforço enorme e mostrando resultados a população. “Vários crimes contra inocentes foram elucidados rapidamente pela polícia, que também vem realizando um trabalho grandioso na prevenção de crimes com barreiras e abordagens em locais onde existem denúncias de criminosos”, acrescentou.

Também conversamos com estudantes que questionam o modelo de segurança e afirmam não ser suficiente para garantir a segurança de todos. “Queremos ver a polícia diariamente. A violência cresceu e os policiais já não são mais suficientes”, disse Anthony Silva do Nascimento, estudante da rede municipal de ensino em Natal.

O governador do Estado, Robinson Faria, afirmou que irá contratar os aprovados no último concurso da Polícia Militar realizada há 10 anos. Enquanto isso, o jeito é administrar os atuais e trabalhar em cima de manchas criminais para diminuir as ações criminosas.