Início Interior Enxames de insetos lideram ocorrências dos Bombeiros em Mossoró

Enxames de insetos lideram ocorrências dos Bombeiros em Mossoró

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) já atendeu 168 chamados relacionados a árvores somente nos primeiros 100 dias deste ano em Natal e região metropolitana. Os militares são chamados para vistoriar as mais antigas, cortar aquelas com risco de desabar e remover as que já haviam caído.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nessa época do ano aumenta consideravelmente a quantidade de ocorrências de árvores que oferecem algum risco de cair sobre as casas ou nas ruas, o que requer um cuidado redobrado. Por isso, ao constatar que uma árvore pode cair, a pessoa deve imediatamente acionar o Corpo de Bombeiros através do 193.

“O mais indicado a ser feito, com a chegada do inverno, é a poda, pois ela se faz necessária para evitar incidentes O objetivo principal das podas é evitar os riscos de queda das árvores. A poda é um serviço essencial para que as árvores possam se desenvolver no ambiente urbano”, disse o capitão Rafael Barreto, comandante da Sessão Independente de Defesa Ambiental (SIDAM).

Ainda segundo ele, no entanto é preciso que a população compreenda que o CBMRN só atende ocorrências em que realmente a árvore ofereça um perigo iminente. Caso contrário a prefeitura municipal deve ser acionada. “Se a árvore já estiver caída, obstruindo vias e causando riscos a integridade física de pessoas, os bombeiros eliminam o risco, ficando, nos dois casos, a responsabilidade da limpeza do local pelo órgão municipal competente. Já nos casos em que envolva energia elétrica, também é necessário a presença da empresa de fornecimento elétrico”, concluiu.

Sair da versão mobile