Polícia Civil captura grupo potiguar suspeito de furtar clientes em supermercados em Fortaleza

Uma ação rápida da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), nesse domingo (2), por meio de investigações de equipes dos 2º e 9º Distritos Policiais, com o apoio da Assessoria de Inteligência da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resultou na captura de cinco pessoas, todas oriundas do estado do Rio Grande do Norte. Os presos, um homem e quatro mulheres, são suspeitos de furtar clientes de supermercados em atendimento. Os detalhes do trabalho policial foram apresentados, em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (3), na sede do 2º DP, em Fortaleza.

De acordo com a delegada Socorro Portela, responsável pelas investigações, o grupo chegou a Fortaleza, no último dia 30, e desde então cometia crimes na cidade. Eles estavam hospedados em uma pousada no bairro Meireles, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1). Foram capturados Márcio Daniel Pereira (41), Maria José da Silva (43), Maria Siqueira Sales (19), Priscila Santos de Lima (21) e Érica Ferreira da Silva (21). Todos não registravam antecedentes criminais no Ceará. Com eles, foram apreendidos oito bolsas, 37 peças de roupas femininas, três óculos, quatro folhas de cheques em brancos, 12 cartões bancários em nome de terceiros, dez aparelhos celulares, joias, relógios e a quantia de R$ 946,00. O veículo utilizado pelo grupo, um Voyage, de placas OJT 9181 do Rio Grande do Norte, também foi apreendido.

Ainda conforme Socorro Portela, o grupo cometeu vários crimes em supermercados da Capital cearense. A delegada explicou que as quatro mulheres se passavam por clientes e ficavam procurando vítimas nos estabelecimentos comerciais. Quando encontravam, geralmente mulheres idosas, elas esbarravam na vítima e subtraíram bens de sua bolsa, como cartões de crédito, dinheiro e aparelhos celulares. Ela explicou também que as criminosas observavam as vítimas utilizando os cartões e copiavam as senhas, em seguida, subtraíam os cartões e efetuavam compras. Enquanto as mulheres agiam dentro do comércio, o homem esperava as criminosas dentro do veículo já ligado, para facilitar a fuga deles. “Nós recebemos informes que o grupo estava agindo em diversos supermercados situados nos bairros Aldeota, Cidade dos Funcionários, Meireles, Presidente Kennedy e São Gerardo”, disse Socorro.

O grupo foi abordado por uma composição da PMCE após informações repassadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As capturas aconteceram com o apoio da inteligência artificial do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), ferramenta desenvolvida pela SSPDS, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os presos foram conduzidos para o 9º Distrito Policial onde foram autuados em flagrante por furto qualificado e associação criminosa. A delegada Socorro Portela orienta que vítimas do grupo devem procurar o 2º Distrito Policial, na Aldeota, para registrar a ocorrência.

Denúncias

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) mantém as investigações acerca da atuação do grupo em Fortaleza. A Polícia orienta as vítimas que reconhecerem o grupo a procurarem o 2º Distrito Policial para formalizar um procedimento na delegacia. A sede do 2º DP fica na Rua Costa Barros, 1971, no bairro Aldeota. Para mais informações, o telefone de contato da delegacia é (85) 3101-1147.

Lateral 300 x 250