Um revolver tipo Nagant calibre .44, muito encontrado nas mãos de civis, policiais e cangaceiros da época do cangaço, foi retirado de circulação na noite desta sexta-feira (24) no Loteamento José Sarney, na zona Norte de Natal.
A arma foi encontrada de posse de um homem identificado posteriormente como sendo Flavio Alexandre Soares de Souza, de 23 anos, após uma denúncia anônima para o centro integrado de Operações de segurança Pública (CIOSP), pelo número 190, informando que um homem estava em atitude suspeita na Avenida Bela Vista, no bairro Lagoa Azul.
Após um patrulhamento tático, o suspeito foi encontrado e na revista, a polícia encontrou a arma. Foi realizada a condução para a Delegacia de Plantão na zona Norte de Natal, onde foi confeccionado o Boletim de Ocorrência contra o Flavio Alexandre, que ficou a disposição da Polícia Judiciária.
O fato que mais chamou a atenção na ocorrência foi à dificuldade para identificar o armamento apreendido, que apesar de possivelmente está recebendo munições do calibre 38 era bastante incomum.
O 190rn.com realizou uma pesquisa a partir da fotografia exibida pela Polícia Militar e encontrou o armamento em um registro fotográfico do blog, lampiaoaceso.blogspot.com.br, identificando o armamento com sua última utilização em grande escala, datada da época do cangaço, podendo essa arma em especial ter sido usada nas grandes batalhas entre os cangaceiros e a volante, em meados de 1830 e hoje retirada de circulação na zona Norte de Natal.