Comando da GMN participa do 29º Congresso Nacional das Guardas Municipais do Brasil

O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Alberfran Grilo, participou na última quarta, quinta e sexta-feira (23, 24 e 25), do XXIX Congresso Nacional das Guardas Municipais, que aconteceu na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro. O evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Guardas Municipais do Brasil em parceria com a Prefeitura de Niterói e reuniu mais de mil profissionais da área de segurança pública.

O comandante Alberfran explicou que durante os dias do Congresso foram discutidos temas de importância nacional tendo no contexto as guardas municipais. Temas como “As Guarda Municipais e o novo contexto da segurança pública”; “Avaliação, monitoramento e o uso de indicadores em segurança pública”; e “A inserção das Guardas Municipais na prevenção da violência contra a mulher”, foram abordados durante o evento. “Foi um momento de integração, troca de experiências e ampliação de conhecimentos para tornar as Guardas Municipais mais capazes e mais próximas das demandas de segurança pública”, comentou o comandante.

Durante o congresso, o Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade, que é a maior associação brasileira com foco ao combate desse tipo de delito, abordou a importância da integração das guardas municipais e o executivo municipal para o combate ao comércio ilegal, pirataria e falsificação nas cidades do país.

O Congresso Nacional das Guardas Municipais é o mais tradicional evento voltado para guardas municipais no Brasil, estando na sua 29ª edição. O evento permite que os comandantes e os especialistas das instituições municipais discutam a segurança pública e as diversas ações isoladas ou integradas que cada um realiza. Esta troca de experiências fomenta novos modelos e soluções para o policiamento urbano, preventivo e comunitário.