Ronda de Proteção Escolar da GMN completa cinco anos de atuação na capital

A Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) completa neste mês o quinto ano de atuação, levando ações de segurança preventiva para 145 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) espalhados pelas quatro zonas administrativas do município de Natal. A Prefeitura criou o Rope por meio de um convênio firmado entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a de Educação (SME) e veio com objetivo de inibir a violência nas escolas e áreas adjacentes a essas unidades.

De acordo com a secretária da Semdes, Sheila Freitas, nesse período o grupamento passou a ser imprescindível nas escolas municipais devido ao trabalho de policiamento comunitário que une Guarda Municipal, gestão escolar, servidores e estudantes, criando um ambiente seguro para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. “O Rope trouxe tranquilidade para as escolas municipais trabalhando integrado junto comunidade escolar e diminuindo a violência na escola”, comentou.

Opiniões de gestores e familiares de alunos confirmam a eficiência do Rope, que atua em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.

A Ronda Escolar da Guarda Municipal contar diariamente com uma estrutura composta por viaturas e guardas municipais, que em seus dias de folga recebem diárias operacionais para executarem o patrulhamento preventivo. Todas as escolas municipais são patrulhadas 24h e os diretores das unidades pedagógicas têm contato direto com as equipes de serviço, que podem ser acionadas a qualquer momento para o pronto atendimento de ocorrências.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, lembrou que o patrulhamento do Rope beneficia, além da comunidade escolar, as pessoas que residem próximo às escolas. “Todas as áreas das imediações das escolas municipais são patrulhadas, a exemplo de praças, paradas de ônibus e quadras de esporte com o intuito de prevenir atos criminosos e de violência e esse trabalho já é responsável pela diminuição do número de arrombamentos de vandalismo e de violência praticada dentro das escolas municipais de Natal”, informou.