As ações de segurança preventiva desenvolvidas pela Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) estão sendo intensificadas nas escolas municipais da capital durante este mês de dezembro. A medida é necessária devido ao grande número de eventos pedagógicos de recreação e cultural que estão acontecendo nas escolas relacionados as confraternizações de final de ano e mostras culturais.
Somente nos últimos dias, os guardas municipais lotados no Rope cobriram com efetivo preventivo eventos envolvendo a comunidade escolar que ocorreram nas escolas municipais Professora Josefa Botelho (Vila de Ponta Negra); Estudante Emmanuel Bezerra (Planalto); Iapissara Aguiar (Potengi); Professora Emília Ramos (Cidade Nova); entre outras.
As atividades de segurança também se estenderam aos Centro Municipais de Educação Infantil (CMEI), a exemplo do CMEI Haydee Monteiro de Melo (Ponta Negra); CMEI Professora Rosalba Dias (Santarém); e o CMEI Professor Arnaldo Arsenio de Azevedo Planalto.
Outro ponto de destaque nas atividades de segurança realizadas pela Ronda de Proteção Escolar da GMN são as caminhadas culturais que algumas escolas desenvolvem levando para a comunidade ao entorno reflexão e integração com a escola. Uma dessas ações foir a realizada pela Escola Municipal Professora Tânia Almeida (Pajuçara), onde durante todo o percurso as equipes do Rope realizaram a segurança dos estudantes, professores e da comunidade envolvida no evento.
A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, definiu as atividades do Rope como de extrema importância para a segurança das escolas municipais. A secretária chama a atenção que após a implementação do projeto as escolas passaram a ser mais seguras. “O Rope é uma realidade aprovada por toda a comunidade escolar e demonstra que a Prefeitura do Natal acerta quando investe na segurança pública”, comentou.
A Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) atua no patrulhamento preventivo de 145 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) espalhados pelas quatro zonas administrativas do município de Natal. A Prefeitura criou o Rope por meio de um convênio firmado entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a de Educação (SME) e veio com objetivo de inibir a violência e zelar pela cultura de paz nas escolas e áreas adjacentes a essas unidades.