Guarda Municipal vai atuar com efetivo diário de 100 homens no Carnaval de Natal

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) preparou um plano de ação para contribuir com a segurança do Carnaval 2020 promovido pela Prefeitura da capital. Guardas municipais em patrulhamento móvel e fixo vão atuar regulamente nos oito pontos de folia compreendidos pelos polos Petrópolis, Ponta Negra, Redinha, Centro Histórico, Ribeira, Rocas, Oeste e Praia do Meio.

Durante os cinco dias de festejos (21 a 25/02) o efetivo do serviço regular, como também guardas municipais de serviço extra, estarão atuando na segurança da folia. Mesmo os agentes lotados em unidades fixas, fora do âmbito do local onde acontece os shows, vão se manter alertas para qualquer eventualidade. O Comando da GMN vai utilizar guardas municipais dos grupamentos operacionais da instituição, como os da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ação Ambiental (Gaam), Ação Patrimonial (Gapa), Proteção Escolar (Rope) e da Ronda Saúde (RondaS). Esse último vai patrulhar as maiores e mais movimentadas unidades de saúde do município, a exemplo do Hospital Municipal de Natal e das Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs).

Será empregado um efetivo diário de 110 guardas municipais. “Estamos cumprindo com uma das prioridades da Prefeitura do Natal, que é contribuir com a segurança do cidadão para que ele participe de um carnaval num ambiente tranquilo e seguro. Para isso, trabalharemos no patrulhamento integrado com as polícias Militar e Civil”, comentou a secretária da Semdes, Sheila Freitas,

As áreas monitoradas pelo sistema de câmeras de segurança do município, gerenciado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Semdes e pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), se manterá com agentes atentos as imagens captadas nas áreas onde acontece a folia e nos locais de circulação de pessoas e veículos nas proximidades do evento.

O sistema de estação de controle de segurança operado do ônibus de videomonitoramento da Guarda Municipal do Natal já será acionado na primeira noite de festa fixo no polo carnavalesco de Petrópolis, onde está programado para acontecer várias apresentações musicais.

O plano de segurança elaborado pelo Comando da GMN, vai dar prioridade ainda à proteção dos direitos da criança e do adolescente, combatendo ações de exploração sexual juntamente com técnicos da Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (Semtas), como também apoiando as operações de fiscalização realizadas pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, alertou que qualquer ocorrência visualizada pela população pode ser informada diretamente ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pelo número 190, que as guarnições operacionais da Guarda Municipal ou da Polícia Militar serão informadas e encaminhadas para atender à solicitação. “Durante os shows a Prefeitura estará realizando várias ações em prol do cidadão e a Guarda Municipal estará lá cumprindo sua missão de zelar preventivamente pela segurança”, informou o comandante.

A expectativa projetada pela Prefeitura é de que este ano a participação popular no evento venha crescer ainda mais, assim como a geração de emprego e renda que é acionada com a movimentação de pessoas.