COVID-19: PM publica Diretriz Normativa de prevenção no âmbito da Corporação

Com a situação de emergência de saúde pública em âmbito nacional e internacional, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte vem adotando uma série de medidas para conter a propagação do Coronavírus (COVID-19) no âmbito da instituição.

Na última semana o Comando da Polícia Militar já publicou portarias determinando a suspensão dos Cursos de Formação no âmbito da corporação militar estadual durante 15 dias, a criação de uma Comissão Especial para Supervisão e Monitoramento do COVID-19 a fim de minimizar os efeitos da pandemia e proteger a saúde e a vida dos policiais militares e seus familiares, e a suspensão de todas as atividades desportivas no Ginásio e no Campo de Futebol localizados no Quartel do Comando Geral da PMRN.

Nessa quinta-feira (19), o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, assinou a Diretriz Normativa n° 001/2020, estabelecendo as diretrizes de prevenção, controle e atuação relativas à pandemia do COVID-19 a serem adotadas no âmbito da PMRN.

A Diretriz Normativa informa o cenário atual da pandemia e traz as plataformas eletrônicas oficiais para consultas de informações sobre o COVID-19. Além disso, a Diretriz Normativa n° 001/2020 estabelece medidas de prevenção e controle para os policiais militares de modo a diminuir o risco de contaminação durante o serviço policial.

Dentre as orientações aos policiais militares constam a adoção de maiores cuidados nas ocorrências em que haja risco de contato com sangue ou secreções de pessoas, a determinação a presos que apresentem sintomas de gripe para a utilização de máscaras e a comunicação na Delegacia sobre os sintomas apresentados pelo detido, a limpeza das viaturas diariamente, com a higienização das chaves, volante, manopla do câmbio e maçanetas e puxadores das portas, dentre outras recomendações.

O Comando ainda determinou que caso o policial militar constate sintomas de gripe ou resfriado (febre, tosse, coriza, etc) seja comunicado ao seu comandante imediato para determinações a serem seguidas.

Outra determinação do Comandante Geral da PM foi a adoção das providências necessárias pelo Diretor de Apoio Logístico relativas à abertura de processo licitatório por dispensa emergencial, visando a aquisição de insumos de higiene, limpeza e de proteção individual, tais como sabão, desinfetante, álcool, máscaras, luvas, dentre outros.

Dessa forma, o Comando da Polícia Militar visa proteger a saúde dos policiais militares, uma vez que o serviço de segurança pública no Estado é ininterrupto para garantir a segurança da sociedade norte-riograndense.