PM fará licitação emergencial para comprar máscaras, luvas e álcool em gel para policiais

APolícia Militar do Rio Grande do Norte fará um processo licitatório emergencial para adquirir equipamentos de proteção para os agentes de segurança pública do Estado. De acordo com o comandante-geral da corporação, coronel Alarico Azevedo, serão compradas máscaras, luvas e álcool em gel para evitar a propagação do novo coronavírus entre os policiais.

“Estamos em contato com os fornecedores. Está com previsão de chegada para o fim desta semana”, disse o comandante, em entrevista na manhã desta segunda-feira (23) à Rádio Agora FM (97,9), de Natal.

No último sábado (21), a PM iniciou em todo o Rio Grande do Norte uma operação para garantir o cumprimento do decreto que restringe a circulação de pessoas no Estado. Para evitar um aumento exponencial no número de casos de Covid-19 – a infecção causada pelo novo coronavírus –, estão proibidas aglomerações e só o comércio essencial pode funcionar. Além disso, estão suspensos todos os eventos que reúnam mais de 50 pessoas.

Segundo o coronel Alarico Azevedo, o trabalho da polícia tem sido primeiramente de orientação. Policiais estão usando o serviço de alto-falante das viaturas para recomendar à população que fique dentro de casa e evite aglomerações. No fim de semana, esse trabalho de orientação foi realizado nas praias.

O comandante-geral da Polícia Militar pede à população que ligue para o 190 em casos de descumprimento do decreto. “Primeiramente, é orientação. E as pessoas estão atendendo. Caso haja alguma insistência, nós identificamos quem é o proprietário ou quem estiver à frente da aglomeração e fazemos a condução do cidadão à delegacia, por descumprimento da lei. Precisamos nos cuidar”, afirmou o coronel.

Coronel Alarico destacou que, caso haja necessidade de abordagem a cidadãos, os policiais estão orientados a fazer o procedimento a uma distância de segurança, para evitar possível contágio. A possível condução para a delegacia deve acontecer com os vidros das viaturas abertos, sem utilização do ar condicionado, para diminuir a chance de contaminação.