Funcionário do ITEP é preso em operação da DEICOR sobre confecção de identidades falsas no RN

Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR – nesta quarta-feira, 27/05/2020, deflagraram a “Operação Identidades”, onde foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e três mandados de prisões preventivas.

Foram presos ROBERTO ALVES PEREIRA DOS SANTOS, natural de Grossos/RN, com 64 anos de idade, MANOEL ANTÔNIO DA COSTA NETO, vulgo “BEL”,  natural de Alexandria/RN, com 47 anos de idade e o seu filho BRENO MARCÍLIO GONÇALVES DA COSTA, natural de Alexandria/RN, com 26 anos de idade.

Na casa de ROBERTO, situada em Capim Macio, que é funcionário do ITEP, foram encontradas várias identidades já confeccionadas, tinta e material para coleta de digitais, cópias de certidão de nascimento, a quantia de R$ 15.000,00 em espécie, várias folhas de cheques, além de um revólver calibre 38, com 5 munições intactas e um rifle calibre 44.

Já na casa de “BEL” e MARCÍLIO, situada na Cidade de Pernamirim/RN, em um condomínio de luxo, foram apreendidos cadernetas com anotações, aparelhos celulares e dois veículos.

BEL e MARCÍLIO já foram presos pela PF de Pernambuco, no ano passado, acusados de falsificarem CPFs, tendo ficado presos no Estado de Pernambuco por mais de 01 ano;

Identificamos que vários assaltantes de bancos, de carros-fortes, líderes de facção e traficantes interestaduais, TODOS foragidos da justiça, oriundos de 09 estados da federação conseguiram confeccionar RG, em nome de outras pessoas, junto ao ITEP, com a facilitação do servidor ROBERTO.

Foi dado cumprimento aos mandados de prisão preventiva dos três acusados, bem como autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo a pessoa de ROBERTO.

Durante o interrogatório, ROBERTO confessou que já faz muitos anos que ele faz RG’s para alguns conhecidos, desde quê seja apresentado cópia da certidão de nascimento.

Ele também relatou a falha que existe no ITEP com relação à confecção dos documentos, segundo ele, qualquer pessoa pode fazer um RG, basta chegar com cópia de qualquer certidão de nascimento.

A Polícia Civil pede para que a população continue enviando informações de forma anônima, através do disque denúncia 181, disque DEICOR (84) 3232-2862 ou ZAP DEICOR (84) 98135-6796.

Para combater o crime, a qualquer hora e em qualquer lugar, DEICOR!