CBMRN lança primeiro Manual Operacional elaborado por oficiais da instituição

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) lançou, através da Diretoria de Engenharia e Operações (DEO), o Manual da Matriz Operacional (MOP), elaborado por oficiais da própria instituição. O material é pioneiro na corporação e foi aprovado nesta semana pelo Comando Geral do CBMRN.  

Segundo o Diretor de Engenharia e Operações (DEO) e um dos idealizadores do Manual Operacional, tenente-coronel QOCBM Santos Lima, o material contribuirá para o aumento na dinâmica dos bombeiros militares durante a realização do serviço operacional. “O manual tem como intuito padronizar de forma objetiva e organizada as atribuições, atividades e funções dos bombeiros militares escalados no serviço operacional, melhorando a gestão, a tomada de decisão, otimização dos recursos e o processo de comunicação entre o mais antigo e o mais moderno. Tudo isso com pressuposto em garantir efetividade no atendimento a sociedade e acima de tudo proporcionando segurança jurídica”, disse.

Além disso, o novo manual visa padronizar as ações e a utilização envolvendo os equipamentos no âmbito da corporação que está passando por várias transformações desde a sua emancipação. “O CBMRN está no processo de maturação, procurando se aperfeiçoar e ter resultados positivos nas ações e no atendimento ao público, investindo sempre no campo do conhecimento ligado ao planejamento estratégico, tático e operacional”, finalizou o Diretor de Engenharia e Operações do CBMRN, tenente-coronel Santos Lima.

Para a construção do manual, o tenente-coronel QOCBM Santos Lima contou com o trabalho do capitão QOCBM Santos e com as colaborações dos majores QOCBM Avelino, Roberto e do capitão QOCBM Moisés.