PC participa de ação integrada para cumprimento de decretos relacionados à Covid-19

A Polícia Civil participou, neste domingo (07), de ações integradas nos municípios de Natal e Parnamirim, com o intuito de fiscalizar o cumprimento dos decretos estaduais que visam evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19). Na Capital Potiguar, também fizeram parte da ação equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Já em Parnamirim, os policiais civis atuaram de forma conjunta com a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM), a Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SELIM) e Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEMUR).

Durante a ação, na praia de Pirangi do Norte, localizada em Parnamirim, os policiais civis visitaram os estabelecimentos comerciais, informando e esclarecendo sobre as determinações contidas na legislação. Também foi realizado um trabalho de conscientização com motoristas que trafegavam no local, os quais tiveram seus veículos desinfectados e receberam máscaras, bem como foram orientados sobre a importância do isolamento social. O delegado Marcos Geriz, diretor de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), acompanhou os trabalhos das equipes.

No município de Natal, os policiais civis atuaram com a Polícia Militar nos bairros de Brasília Teimosa, Felipe Camarão, Rocas, Planalto, Novo Horizonte e Vale Dourado. Além disso, foram realizados trabalhos integrados com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros na Praia do Meio, Praia dos Artistas e na Praia de Ponta Negra. Ao total, cerca de 10 estabelecimentos foram fechados, em razão de estarem funcionando em desacordo com os decretos estaduais, e foram expedidas aproximadamente 50 notificações a pessoas e a estabelecimentos, que estavam descumprindo as normas referentes ao combate à pandemia.

A delegacia móvel foi instalada em Parnamirim, para lavratura de procedimentos nos casos necessários, evitando o deslocamento para as delegacias de plantão em Natal. Na Capital, também funcionou a delegacia de plantão específica para ocorrências relacionadas à covid-19, localizada no Complexo de Especializadas, na Av. Ayrton Senna, Neópolis, a fim de evitar a sobrecarga nos plantões Zona Sul e Zona Norte.

“Nós estamos participando desta ação, para garantir o cumprimento das determinações contidas nos decretos estaduais. A Polícia Civil está trabalhando em conjunto com outros órgãos para preservar a vida das pessoas, para que elas não sejam contaminadas e para que os responsáveis pelos descumprimentos sejam devidamente identificados, orientados e responsabilizados”, destacou a delegada-geral Ana Cláudia Saraiva.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181.