Sesed registra 56 ocorrências durante o pleito eleitoral

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) registrou durante a Operação Eleições 2020, realizada em todo o Estado do Rio Grande do Norte, 56 ocorrências diretamente ligadas ao pleito eleitoral. Desse total, 27 resultaram em prisão ou condução à delegacia, sendo 4 candidatos e 23 eleitores.  Os tipos de crime que mais foram constatados nas delegacias  são: 19 bocas de urna, 9 crimes de desobediência, 5 compras de voto, 3 registros de ameaças e 2 de homicídios tentados contra candidatos. O Governo do Estado, por meio da Sesed, realizou a ação de maneira  integrada, envolvendo todas as instituições de segurança pública estaduais, Forças Federais e as guardas municipais. Cerca de 15 mil agentes participaram da operação durante todo o final de semana, dando cobertura a 1.539 locais de votação em 167 cidades.

 A atualização dos índices também recebeu novas informações das ocorrências, o que resultou em esclarecimentos de condutas e imputações corretas em determinadas ações. Confira a lista atualizada de números e ocorrências nas eleições 2020 atualizadas pela Sesed:

 Crimes contra candidatos 3 ameaças contra candidatos2 homicídios tentados ( sendo um desses registrado em outubro) Crimes eleitorais 19 bocas de urna9 desobediência às ordens5 compras de voto2 transporte de eleitores2 impedimento ou embaraço ao exercício do voto2 falsidade ideológica2 fatos e imputações inverídicas (fake news)1 Desordem que prejudique os trabalhos eleitoral Crimes comuns relacionados às eleições 4 lesões corporais4 ameaças1 homicídio tentado