Governo inicia curso de formação para mais 299 policiais militares

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) realizou, nesta segunda-feira (4), uma cerimônia de apresentação dos novos alunos do Curso de Formação de Praças – CFP/2021, no Quartel do Comando Geral (QCG), em Natal.

Em uma apresentação simbólica, 299 alunos em tropa – desses, 201 são mulheres – entraram pelo portão principal do quartel, onde receberam as boas-vindas do comandante-geral da PM, coronel Alarico, que ressaltou a importância de ingressar na corporação. “A partir de hoje é uma nova vida, uma nova família, a família Polícia Militar. A causa é nobre, servir e proteger a sociedade potiguar”, disse.

O curso visa promover a formação técnico-profissional do aluno ou aluna soldado da Polícia Militar, desenvolvendo competências cognitivas, operativas e atitudinais para o enfrentamento da violência e da criminalidade nas suas várias formas de manifestação. O objetivo é capacitar para agir dentro dos parâmetros legais, técnicos e éticos, para que ele atue de forma proativa na resolução de problemas no enfrentamento qualificado da violência e da criminalidade.

Com carga horária de 1.430 horas/aula, totalizando 240 dias letivos, o curso será executado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAPM). Serão contempladas disciplinas como: direitos humanos, fundamentos jurídicos da atividade policial, abordagem policial, policiamento de eventos, atendimento pré-hospitalar, tiro policial e ordem unida.

Também participaram do evento:  o deputado estadual, Eliabe Marques; o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), coronel Francisco Araújo; o secretário-Adjunto da Sesed, delegado Osmir Monte; o secretário-Adjunto da Administração (SEAD), Ediran Teixeira; o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, coronel Manoel Kennedy; o subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior Geral da PM, coronel Mendonça; o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Aribaldo; o comandante do Policiamento do Interior, coronel Castelo Branco; o diretor de Ensino, coronel Alvibá; o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFAPM), tenente-coronel Ferreira; dentre outras autoridades civis e militares.