Guarda Municipal amplia patrulhamento preventivo na orla de Ponta Negra

O aumento no número de turistas e maior movimentação na praia de Ponta Negra fez com que o Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) iniciasse patrulhamentos regulares na área do Morro do Careca e Alagamar. A missão tem como foco inibir assaltos nessas localidades, quando alguns turistas circulam por trás do Morro admirando a vegetação. 
 
O coordenador do Gaam, Isaac Cruz, explicou que a parte de vegetação localizada nos arredores do Morro do Careca é quase sem movimentação e possibilita ações de bandidos que ficam escondidos no local aguardando uma oportunidade de agir contra as pessoas que passam na área.

“Na semana passada houve um registro de turistas assaltados por trás do Morro do Careca. Foram três assaltantes armados com revólveres e facão. Fizemos uma varredura na área, mas não houve prisão”, contou Isaac Cruz.
 
O trabalho dos guardas municipais consiste em patrulhar a região efetuando abordagens a suspeitos e revista pessoal no intuito de localizar armas ou drogas. Os turistas são avisados do perigo dos pontos mais distantes onde a circulação de pessoas é quase nenhuma. Outra ação é no sentido de orientar a proibição na subida do Morro do Careca, área essa protegida por lei de preservação ambiental. 
 
Os guardas municipais ainda agem na circulação a pé na faixa de areia de praia. As patrulhas observam a movimentação fazendo um policiamento preventivo nos locais mais frequentados por banhistas e com funcionamento de barracas e comércios.  
 
A ação preventiva na Praia de Ponta Negra também conta com a utilização do sistema de câmeras de segurança monitorado por guardas municipais lotados no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Do local, quando os guardas visualizam movimentações suspeitas, roubos ou outros delitos acionam as guarnições da praia para atender a ocorrência. Denúncia de delitos na orla podem ser feitas pelo número 190 do Ciosp.