Operação Verão: Infrações ambientais serão recebidas direto do CIOSP

Com o objetivo de dar mais celeridade ao combate às infrações ambientais, durante a Operação Verão no Rio Grande do Norte, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio do setor de Fiscalização Ambiental ampliará os serviços de recebimento de denúncias de infrações ambientais por meio do Centro Integrado em Operações de Segurança Pública do RN (CIOSP).

A partir desta terça-feira (12), o serviço gratuito “Alô Idema” funcionará diretamente no Centro Integrado, como forma de aderir à Operação, nesse período em que as infrações ao meio ambiente aumentam. O serviço na CIOSP ficará disponível até o dia 17 de fevereiro. O contato continua o mesmo, através do 0800.281.1975, e também pelo e-mail: aloidema@gmail.com

“Nesse período as denúncias aumentam, principalmente, na área litorânea do Estado, por causa da alta presença de visitantes, de pessoas nas praias que não conhecem a Legislação Ambiental, construção irregular em área de dunas, casas de shows funcionando sem licença ambiental, entre outros”, afirmou a coordenadora do setor de Fiscalização, Kelly Dantas.

A coordenadora acrescentou, ainda, que, a média de denúncias que o setor recebe fora do período de Verão é de aproximadamente 150 atendimentos. “Nos meses de janeiro e fevereiro esse número aumenta. Em 2020, por exemplo, o setor de Fiscalização recebeu mais de 200 chamados nos primeiros dois meses do ano”, disse.

O número gratuito do “Alô Idema” funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

“A participação da população é fundamental para coibir infrações ambientais. Essa é uma forma dela ser parceira do órgão e também de cuidar do meio ambiente, nosso bem comum e que é uma responsabilidade de todos”, finalizou o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.