Corpo de Bombeiros Militar do RN divulga resultados da Operação Verão 2021

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) divulgou nesta segunda-feira (22) o resultado da ‘Operação Verão 2021’. Em meio ao período de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que resultou na suspensão do carnaval no Rio Grande do Norte, os bombeiros militares reforçaram as ações de prevenção contra o afogamento no litoral potiguar e na força-tarefa do Pacto Pela Vida. 

Ao realizar constantes ações de prevenção nas praias do estado, o Corpo de Bombeiros do RN registrou 18.988 orientações e 8.318 advertências no período da Operação Verão 2021. A ocorrência mais registrada por parte da corporação foi de resgate de vítima em meio líquido, com 65 episódios, sendo 27 somente na praia de Pipa e 16 na praia do Meio. Os resultados positivos são creditados as ações de prevenção, implementação de delimitações de área de banho e a um processo educativo dos banhistas que têm recepcionado as orientações dos guarda-vidas. 

Operação Verão

A Operação Verão é a atividade ostensiva, de prevenção ativa de salvamento aquático, realizada pelo CBMRN, durante o período do verão com otimização dos seus recursos humanos, materiais e logísticos, com início na semana que antecede o Natal, no dia 24 de dezembro de 2020 e com término no domingo subsequente ao Carnaval no dia 21 de fevereiro de 2021. Ocorre anualmente no litoral do Rio Grande do Norte.  Além das instituições de segurança, também ficou estabelecida a participação, de forma integrada, do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RN), do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RN), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA-RN), da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP-RN) e da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR-RN).

Com investimento de R$ 7 milhões de reais para um reforço extraordinário de 800 agentes de segurança pública, entre homens e mulheres da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, ITEP e Polícia Penal, a SESED atuou com base no planejamento definido pela Política Estadual de Segurança Pública, desenvolvendo atuações estratégicas de forma ostensiva, investigativa e de fiscalização, principalmente em apoio aos cumprimentos dos decretos estaduais e municipais para coibir aglomerações.