Guarda Municipal inclui a Ribeira em roteiro de patrulhamento preventivo diário

O Grupamento de Ação Patrimonial da Guarda Municipal do Natal (Gapa/GMN) intensificou as atividades de patrulhamento móvel da área da antiga Rodoviária da Ribeira, zona Leste da cidade. A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) após registros de vandalismo, furtos, roubos e de solicitação feita por empresas da localidade.

Nas primeiras rondas realizadas pelos guardas municipais já foi possível identificar suspeitos e nas abordagens pessoais foi aprendida uma quantidade de entorpecente com um dos revistados que foi conduzido pelos agentes. “Esse é um dos vários suspeitos que vêm utilizando a área para dormir, praticar sexo, ameaçar comerciantes, furtar equipamentos diversos, dentre outros delitos. Os trabalhadores do local reclamam dos prejuízos diretos e indiretos”, contou um dos guardas municipais.

O local conta com tráfego constate de estudantes que por vezes estão sofrendo ameaças. Os guardas ainda informaram que foi registrado uma ação de vandalismo contra uma agência de turismo que teve sua fachada depredada. “Os trabalhadores do local ficaram muito felizes e agradecidos com as rondas e com o resultado das abordagens que contribuem para a segurança de todos”, comentou co coordenador do Gapa/GMN. CGA Elson.

As medidas de patrulhamento preventivo na área de comércio popular de Natal estão sendo empregadas em três principais bairros, compreendendo o Alecrim, Cidade Alta e agora a Ribeira. As viaturas da GMN cumprem um roteiro de rondas e ponto base priorizando o comércio, escolas, maiores paradas de transporte público e locais de fluxo de pessoas.

Para acionar as viaturas de patrulhamento da Guarda Municipal do Natal o cidadão pode ligar para o número 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que as guarnições de área serão acionadas para atender o chamado. Atualmente a GMN possui viaturas especificas para patrulhar essa região.