Bombeiros são capacitados em Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio

Sempre buscando melhorias e aperfeiçoamento para atender melhor a população potiguar, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) conta agora com 22 novos abordadores técnicos para atuarem em ocorrências de tentativas de suicídio no estado, principalmente nos casos em que o método envolvido apresente riscos extremos. Oficiais e praças concluíram nesta sexta-feira (30) o Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba (CBMPB).  

Com duas fases, o CATTS teve início na segunda-feira (26) e durante cinco dias integrou disciplinas teóricas e práticas. A qualificação envolveu especialistas da segurança pública e da saúde, como psicólogos e psiquiatras. Nos três primeiros dias a capacitação teórica aconteceu na Escola do Governo, em Natal, com palestras e dinâmicas em grupos. Já nos últimos dois dias o curso ocorreu em João Pessoa, na Paraíba, e abordou a prática de salvamento em altura, rapel (técnica vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e edificações) e simulações de ocorrências.  

O Comandante do Serviço Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Major Christiano Couceiro, um dos organizadores do curso, esteve presente nas duas fases e ressaltou a importância dos treinamentos teóricos/práticos. “A nossa profissão exige que tenhamos essa habilidade, estamos aprimorando técnicas que possibilitem uma atuação mais humanizada e segura.  É uma temática delicada, porém necessária, estamos quebrando os tabus deste atendimento e aperfeiçoando novas formas de cuidados para aqueles que passam por essa fase. Empatia para ouvir quem precisa!”, disse.  

Presente na solenidade de encerramento que aconteceu na tarde desta sexta-feira (30) no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), Cel. Josenildo Acioli, esteve ao lado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Paraíba, Cel. Marcelo Araújo. 

Ele comentou acerca da importância do CATTS e agradeceu a todos os envolvidos na ação. “Em nome do nosso comandante-geral quero agradecer ao CBMPB, aos profissionais voluntários da saúde e a todos que participaram. Estão de parabéns. Organização excelente. Pode ter certeza de que o conteúdo adquirido no curso será importantíssimo para salvar e preservar vidas. A população potiguar agradece”, pontuou.  

Além do subcomandante-geral do CBMRN e os “alunos formados”, participaram também da solenidade oficiais e praças das duas Corporações.