Início Natal Revisão obrigatória é concluída e helicóptero Potiguar 1 volta a operar no...

Revisão obrigatória é concluída e helicóptero Potiguar 1 volta a operar no RN

O Potiguar 1 (AS 350 B2/PR-YFF), helicóptero que pertence ao Governo do Rio Grande do Norte e que desde 2002 está a serviço das instituições que compõem a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) – está de volta. A aeronave volta operar nesta sexta-feira (11), após ser apresentada à governadora Fátima Bezerra, em evento a ser realizado às 9h30, no campo de futebol do Centro Administração do Governo do RN, em Natal. 

O Potiguar 1 chegou ao estado na tarde da sexta-feira passada, dia 4, e ficou na Base Aérea de Natal, em Parnamirim, para os últimos testes e calibragem de alguns componentes.

A aeronave estava em Fortaleza, no Ceará, onde foi realizada a revisão obrigatória de 144 meses de uso da máquina. 

O processo de revisão de 12 anos de voo é um trabalho minucioso. Consiste em desmontar e remontar todos as peças da aeronave, testando todos os seus componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos. Somente na manutenção e reposição de componentes, segundo a SESED, foram investidos cerca de R$ 2,9 milhões, com mais R$ 400 mil do seguro, que também é obrigatório.

O Potiguar 1

O helicóptero Potiguar 1 é uma aeronave modelo Eurocopter Ecureuil ou Esquilo. Aeronave do tipo leve, foi desenvolvida pela Aérospatiale, hoje Airbus Helicopters, sendo montada no Brasil pela Helicópteros do Brasil S.A (Helibras). Possui autonomia de voo de 662 km. Atinge velocidade máxima de 289 km/h, pesa 1,2 tonelada e tem 11 metros de comprimento, com capacidade para até seis pessoas, sendo dois tripulantes e quatro passageiros.

Estando em plena atividade, o helicóptero faz voos diários, com incursões sobre Natal, cidades da região metropolitana, área litorânea e interior do estado. Além de auxiliar na fiscalização contra possíveis roubos e captura de criminosos foragidos, a aeronave também é utilizada para sobrevoos em áreas de presídios,  salvamento de pessoas no mar ou em situação de risco, em meio a áreas de vegetação densa e de difícil acesso. Comumente, também é utilizada em salvamentos aeromédicos, como transporte de pacientes ou para a transferência mais rápida a unidades de saúde distantes.

Nova cor

Outro aspecto importante no retorno da aeronave, trata-se da mudança em seu design e pintura. De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), Hildebrando Alves, a nova cor segue uma tendência nacional. “A cor preta torna a aeronave mais operacional. Durante a noite temos a maior capacidade de camuflagem para poder trabalhar com a polícia judiciária, o que oferece maior segurança aos tripulantes quando em voo”, disse.

Sair da versão mobile