PF extradita para os Estados Unidos mexicano acusado de comandar cartel ligado ao narcotráfico

Natal/RN – A Polícia Federal realizou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (10/11) a extradição para os Estados Unidos, de um nacional mexicano, 46 anos. O embarque aconteceu no aeroporto internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, em avião da Drug Enforcement Administration (DEA), a agência norte-americana de combate ao narcotráfico.

O  extraditado, que possui dupla nacionalidade, mexicana e norte-americana, havia sido preso pela Polícia Federal através da sua representação da Interpol no Ceará, no ano de 2017, em cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele é acusado de comandar o cartel de Jalisco Nueva Geración, organização ligada ao narcotráfico no México e até então aguardava o trâmite do seu processo custodiado na Penitenciária Federal de Mossoró.

No Brasil, o estrangeiro também respondia a uma ação penal na Justiça, já que entrou em território nacional usando um passaporte boliviano falso.