Presos tentam fugir da Cadeia Pública de Natal, na zona Norte

FOTO: Daniel Morais/190rn.com

Uma tentativa de fuga foi registrada na Cadeia Pública Raimundo Nonato, na zona Norte de Natal, na noite desse domingo (16). A informação foi confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap-RN).

Detalhes repassados por policiais penais à reportagem da TV Tropical, pelo menos 11 presos teriam tentado a fuga. Contudo, em nota, a pasta destacou que apenas dois presos violaram a cela onde estavam detidos e foram flagrados pelo policial penal de plantão no monitoramento por câmeras de segurança da unidade prisional.

De acordo com a Seap, os detentos foram contidos imediatamente após a tentativa de evasão, ainda no corredor da cela. Eles estavam na Ala de Triagem, do Pavilhão A, e vão responder por dano ao patrimônio público da grade e de uma câmera.

“Não houve necessidade de reforço para conter a situação. A SEAP informa que para chegar a área externa, os presos teriam de transpor várias medidas de contenção e segurança”, afirmou a secretaria em nota.

A pasta frisou que não registra fuga no sistema prisional do Rio Grande do Norte há 1 ano e três meses. Além disso, destacou investimentos que estão sendo realizados em todo o sistema do estado. Ao todo, 11.980 pessoas estão presas no RN.

“O RN está no topo do uso de novas tecnologias na segurança do ambiente prisional.  A SEAP investiu mais de R$ 9 milhões em um moderno sistema eletrônico de segurança inteligente que atua de forma integrada, incluindo circuito fechado de TV, alarme, controle de acesso, sonorização, automação de iluminação, videomonitoramento de cisitas e análise imagens nos presídios”, pontuou.

“As unidades prisionais são monitoradas remotamente pela SEAP e as imagens são compartilhadas em tempo real, também, para o CIOSP, resultando num sistema mais eficiente e seguro”, completou.

Portal da Tropical