Policiais Civis da Delegacia Municipal de Macaíba, com apoio de policiais militares, deram continuidade, na manhã desta segunda-feira (22), à Operação “Parabellum”, na cidade de Macaíba. Durante as diligências, foram presos em flagrante Douglas Avelino da Silva, conhecido como “Dodô”, de 21 anos, e Jefferson Madson dos Santos Machado, conhecido como Jefinho, de 20 anos. Na ocasião, Darlan Jeivison Felix Guedes efetuou disparos contra os policiais e foi atingido, após confronto.
Na ação, foram apreendidos um revólver calibre 38, com seis munições intactas, um revólver calibre 32, com três munições deflagradas e uma intacta, além de, aproximadamente, 20 aparelhos celulares e embalagens plásticas para fracionamento das drogas.
Douglas Avelino e Jefferson Madson foram autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, receptação e associação criminosa, sendo encaminhados ao sistema prisional. Darlan Jeivison, que foi á óbito após confronto policial, e Douglas Avelino já haviam sido condenados e cumpriam pena pelo crime de tráfico de drogas, cometidos no município de Macaíba.
Durante as diligências, Adla Daiany de Melo Dantas e Brendo Cosme da Silva também foram presos, após serem encontrados com um veículo roubado. Eles foram autuados em flagrante pelo crime de receptação.
Operação “Parabellum”
O nome da operação remete ao provérbio latino “se vis pacem, parabellum”, que significa “se quer paz, prepare-se para a guerra”, tendo em vista as diversas ações policiais de combate às facções criminosas que têm atuado na cidade.
A operação foi deflagrada na última sexta-feira (19), objetivando dar cumprimento a mandados de prisão preventiva referentes aos crimes de homicídio e tentativa de homicídio, praticados no dia 26 de maio deste ano, no município de Macaíba. Luciano da Silva Barbosa foi preso durante as diligências, mas outros dois suspeitos encontram-se foragidos. A prisão aconteceu na região conhecida como “Baixa”, no município de Macaíba.
O crime foi cometido no início da tarde do dia 26 de maio, em um posto de combustível, no bairro do Centro do município, quando três homens armados, que estavam em um veículo modelo “Pálio” de cor prata, abordaram João Lucas Brito do Nascimento com disparos de arma de fogo. João Lucas também estava armado, reagiu com disparos e conseguiu sobreviver à tentativa de homicídio. Durante o confronto, um frentista do posto, Wilton Duarte Alvares, foi atingido por disparos efetuados pelos homens do veículo e morreu. A motivação do crime foi rivalidade entre facções criminosas atuantes no Estado.
Além disso, Luciano da Silva também é investigado pela autoria do crime de duplo homicídio, ocorrido no município de Parnamirim, em Cajupiranga, quando vitimou uma criança de três anos. Outro crime que ele tem envolvimento é a execução de dois homens, no dia 26 de abril deste ano, também no município de Macaíba.
A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181 ou pelo número da Delegacia Municipal de Macaíba: 98114-4042.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.